Arábia Saudita aprova importação de mel do Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa¬) recebeu nesta segunda-feira (19) comunicado de que as autoridades sauditas aprovaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de produtos apícolas (mel, propólis, cera).
A aprovação é fruto de gestões feitas pelo Mapa junto à Saudi Food and Drug Authority (SFDA), com apoio do adido agrícola no país, Marcelo Pinto. Missão técnica realizada ao país no último mês de outubro foi liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, quando houve avanços nas negociações com a SFDA.
“É mais um mercado aberto para o Brasil, que auxilia na diversificação da pauta de produtos e na ampliação da participação do país no agronegócio internacional”, afirmou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Ribeiro e Silva.
Segundo Odilson Silva, a próxima etapa é o envio da lista de estabelecimentos brasileiros que desejam exportar produtos apícolas à Arábia Saudita.
O processo se encontra-se no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para oficializar o modelo de certificado.