Farsul pede liberação da aviação agrícola em Banhado Grande

Publicado em 08/11/2018 10:49

A Farsul, em conjunto com a Federarroz, Fetag, Irga e Sindag, entregou ofício e nota técnica à secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Pellini, pedindo a liberação do uso da aviação agrícola na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, mediante concessão de licenças de operação. A secretária encaminhou a proposta ao Ministério Público do RS, que deve avaliar o pedido. A suspensão da atividade está em vigor há dois anos e causa prejuízos aos produtores de arroz que atuam na região.

A proposta prevê que o uso de herbicida de ação total por meio da aviação agrícola permaneça vedado e que novas tecnologias sejam incorporadas à aviação com o objetivo de tornar a prática mais precisa e promover o desenvolvimento sustentável. A ideia é incorporar ferramentas como o uso de lightbar, fluxômetro, válvula By-pass ou válvulas de segurança para, desta forma, viabilizar a orizicultura na região.

 

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista