Federação da Paraíba oferece serviço de certificação digital para produtores rurais

Publicado em 31/10/2018 16:16

A certificação digital é o mais novo serviço prestado pela Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, resultado da parceria com a empresa Certmais. O documento digital personifica o cidadão na internet e garante validade jurídica às ações realizadas com o seu uso. Com o intuito de auxiliar a vida do produtor rural, a Autoridade Certificadora (AC) da Faepa conta com descontos para os produtores, instrutores do Sistema e pessoas ligadas ao setor agropecuário. 

“A Federação está sempre buscando melhores formas de atender o produtor rural e a certificação foi a nova maneira de mostra serviço à classe. Nosso sistema é seguro e necessário no meio da era digital”, comenta o diretor financeiro da Faepa, Carlos Alberto Patrício.

O certificado digital funciona como uma assinatura presencial, uma identidade virtual que possibilita a identificação segura e inegável de seu responsável na internet. O documento eletrônico será fornecido e assinado pela Faepa, que possui um par de chaves criptográficas para que as informações de seus clientes permaneçam invioladas.

Com o documento digital é possível realizar procedimentos virtualmente, sem a necessidade de presença na sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos. De acordo com o contador Gustavo Nóbrega, é uma forma de desburocratizar as transações e eliminar tempo perdido.

“Hoje em dia, a maioria dos serviços que precisamos fazer envolvem a certificação digital, não importa se você é pessoa física ou jurídica. Ela é necessária para aplicações no comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico. Um contador faz transações virtuais, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação clara da pessoa que a está realizando, então essa documentação facilita os processos para todos”, explica Gustavo.

O presidente do Sindicato Rural de São José de Caiana, Júnior Guimarães, fez o segundo certificado digital da sua organização na Faepa. Para ele, a facilidade em lidar com a papelada foi uma surpresa.

“Quando eu fiz pela primeira vez há três anos atrás, era uma exigência da minha contadora, mas agora vejo que o maior beneficiário fui eu. Com o certificado, meu contador realiza todas as ações que envolvem o sindicato sem ficar me mandando documentos por e-mail para serem impressos, assinados e digitalizados. Facilitou muito a minha vida”, comenta Júnior.

Para fazer seu certificado de pessoa física, procure a Sede da Faepa/SENAR-PB e leve CPF, RG ou CNH e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses. Esses mesmo documentos serão necessários para o certificado de pessoa jurídica além do documento de constituição da empresa, eventuais alterações contratuais, documentos de eleição da diretoria vigente e o cartão do CNPJ impresso um dia antes da validação presencial. Para saber mais , entre em contato com a Federação 3048-6050.

Fonte: Sistema Faepa/Senar-PB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
undefined