Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio reúne 1.500 participantes
“2030 – O Futuro agora, na Prática”. Esse é o tema que reuniu 1.500 produtoras rurais e empresas representantes do setor agropecuário brasileiro na terceira edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece até amanhã, em São Paulo.
Na manhã do primeiro dia de evento, o debate principal girou em torno do papel da pesquisa para fundamentar o futuro. “A agricultura do presente e do futuro está baseada em dígitos”, afirmou Cleber Oliveira Soares, Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa.
No estande do Sistema CNA/SENAR, no evento, o Instituto CNA realiza uma pesquisa sobre a expectativa dos produtores e produtoras com relação à atuação sindical. Segundo as produtoras que já responderam à pesquisa, a “abordagem está muito clara e é muito bom ser ouvida”.
Eleneide Torres Brilhante de Oliveira (foto acima), presidente do Sindicato Rural de Barreiras, no Ceará, acredita no sistema sindical e diz que trabalha muito para levar os produtores para os sindicatos rurais. “ Nós fazemos muitos eventos. Temos muita informação para transmitir. Sou produtora de caju e sem o sistema sindical eu não teria conseguido permanecer na atividade. O sindicato rural oferece vários cursos para que os produtores se capacitem e continuem produzindo”, explicou.
Árvore dos desejos
As mulheres que passam pelo estande do Sistema CNA/SENAR podem escrever sobre seus desejos para o futuro da agricultura brasileira. O papel com o desejo é colocado em uma árvore para que, simbolicamente, a árvore frutifique.