Sistema Famato apresenta nova versão do Gefine
O Sistema Famato apresentou hoje (15/10) a versão 2.0 do Gefine (Programa de Gestão Financeira) aos participantes do Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS) – inserido no Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS). Estão inscritos no IDS 64 pessoas entre gerentes sindicais e colaboradores dos sindicatos rurais do estado.
O Gefine, criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em 2014, foi totalmente reestruturado para atender os anseios das entidades sindicais rurais. A iniciativa, que deu uma cara nova e praticidade aos usuários do programa, passou por um processo de integração entre a Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
A nova versão foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senar-MT, coordenada pelo colaborador Willian Basili. A equipe de tecnologia foi orientada pelo analista sindical da Famato, Fábio Gomes, que já trabalha com o Gefine desde a criação. Ele fez visitas nos sindicatos do estado para identificar as principais dúvidas e dificuldades dos usuários do Gefine.
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral considera que esta seja uma boa oportunidade de fazer a integração das casas, Famato e Senar, para atender os produtores rurais de Mato Grosso. “O Sindicato Rural é o representante legal do produtor. E para ter uma boa representatividade perante o setor produtivo rural, a sociedade e os poderes público e privado é preciso estar ainda mais organizado e estruturado. Essa nova versão do Gefine proporciona isso”, disse Normando Corral.
A versão 2.0 do Gefine traz 25 novos recursos e é acompanhada de um manual com orientações das principais melhorias. O programa apresenta sistemas de cadastros de associados, colaboradores, diretoria, fornecedores e parceiros, como também relação de contribuição associativa, agenda de contatos, centro de custos, contas, eventos, e entre outros.
De acordo com Fábio Gomes, o objetivo é oferecer aos 92 sindicatos do estado uma ferramenta eficaz que possibilite o controle orçamentário, planejamento de investimentos e demais finanças através de um plano de ação estruturado inserido no Gefine. “A nova versão possibilita o equilíbrio dos gastos, controle de entrada e saída de recursos, além da organização administrativa e de recursos humanos de cada sindicato, de forma rápida, simples e eficaz”, apontou o analista.
Treinamento – O Sistema Famato está fazendo o treinamento para os 64 inscritos, que estão divididos em três turmas, com carga horário de 8 horas (cada). Os 22 participantes da primeira turma se reuniram segunda-feira (15), no prédio do Senar-MT. O segundo grupo será na quarta-feira (17/10), com 27 inscritos, e no dia 24/10 será a vez da terceira turma, com 15 alunos (participantes da Academia de Liderança).
“Nos treinamentos os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas ao Gefine. Além de aprenderem a montar ou melhorar a gestão financeira do sindicato, também vão fazer na prática, ofícios, controle orçamentário, planejamentos de investimentos, gastos, custos, a elaboração de planos de ações e outros”, informou Fábio Gomes.
Participaram da abertura o gestor financeiro da Famato, Thiago Paes, a analista jurídica da Famato Luana Ramos, o coordenador de Tecnologia da Informação, Willian Basili, e o desenvolvedor do Senar, Thomerson Ronolly.