Aquicultura é tema de reunião da CNA e Secretaria Geral da Presidência

Publicado em 19/09/2018 11:09

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na última semana com o secretario executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Pablo António Tatim, e com o secretário de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin, para discutir demandas da aquicultura brasileira.

Durante o encontro, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, reforçaram o pedido da Confederação para a suspensão temporária da exigência do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para aquicultores.

"A emissão do RGP foi descentralizada para os estados, mas essa ação não resolveu o problema. O documento está atualmente inacessível ao produtor por erros de sistema e falta de estrutura nos escritórios estaduais da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca", afirmou Ono.

Eduardo explicou que a exigência deste documento para a venda e trânsito do pescado impede a comercialização da matéria-prima, uma vez que as indústrias de beneficiamento de pescado exigem o RGP da propriedade de origem do pescado.

“Além disso, o próprio estabelecimento processador precisa estar inscrito no RGP e a falta desde documento vem culminando com multas de alto valor, tanto na indústria, quanto nas redes de varejo”, disse Ono.

Na oportunidade, a CNA também solicitou apoio ao secretário Tatim para dar continuidade aos trabalhos do laboratório oficial “Aquacen Saúde Animal”, que é o único estabelecimento brasileiro atualmente reconhecido no exterior que faz o diagnóstico de enfermidades de animais aquáticos.

Como resultado imediato, o secretario Tatim solicitou celeridade na análise jurídica do processo da suspensão do RGP e providências para assinatura de novo Termo de Descentralização para o laboratório Aquacen.

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
undefined