Paraná tem 5 milhões de hectares ociosos no campo

Publicado em 13/09/2018 17:30
Desafio de institutos é estimular produtores a aproveitarem melhor essa área.

O campo no Paraná tem um grande e importante desafio a ser vencido e que pode resultar em aumento de produtividade, diversificação das propriedades e incremento à agricultura familiar que hoje responde por mais de 90% dos lotes rurais nos 399 municípios do Estado.

Considerando todas as regiões, existe hoje, segundo o pesquisador do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Elir de Oliveira, cerca de 5 milhões de hectares agricultáveis e que estão ou estavam em pousio durante o inverno ou plantas unicamente usadas como cobertura, mas que podem ser integradas na produção de leite e carne, por exemplo. “No uso pecuarista é preciso forrageira de inverno e muitos produtores de soja não colocam gado na área com medo de compactar o solo. Mas nós estamos mostrando que é o contrário, um experimento indo para o quinto ano revela que, onde o gado pasteja, defeca e urina, se for mantida uma cobertura de solo no consórcio forrageiro, logo no primeiro ano teve aumento de rendimento [produtividade] de soja 7,2% se comparada com outras áreas e assim foi aumentando até chegar, no quarto ano, em elevação de 15%. A soja também ganharia muito na integração lavoura e pecuária”, destacou. 

Leia a notícia na íntegra no site do O Paraná.

Fonte: O Paraná

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista