Produtores rurais e contadores participam de seminário sobre o ITR
Orientar os produtores e contadores sobre a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) foi o principal objetivo do Seminário de Cidadania Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE). O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) com diversas palestras e uma oficina sobre como preencher a declaração do ITR.
O objetivo do evento foi atualizar os produtores e profissionais da área contábil quanto às informações técnicas relativas às alterações da legislação relacionada ao segmento rural que vão influenciar a rotina das empresas e produtores rurais.
O presidente do Senar/SE, Ivan Sobral, explica que o seminário foi planejando pensando nas dificuldades dos produtores e contadores em declarar o ITR. Pensando nisso, o seminário reuniu diversas palestras e uma oficina para orientar os produtores e contadores.
“Mais um evento que trazemos para os produtores. O evento foi voltado especificamente para o ITR por sua importância e por conta do prazo da declaração, que já é no final do mês. O Governo Federal em 2015 promoveu a ideia da sincronização do cadastro do Incra e Receita, o que tem gerado conflito de informações. Este seminário serviu para esclarecer muitas dúvidas”, afirma.
Uma das palestras foi realizada pelo analista técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Joaci Franklin de Medeiros, que falou sobre a vinculação dos cadastros Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir).
“A palestra foi para dar uma visão para os contadores e produtores rurais sobre a importância do ITR e a forma como ele deve ser trabalhado com os produtores. Nós passamos desde o conceito de ITR, fomos passando por diversas leis e normas de modo que a gente faça com que os contadores e produtores tenham uma maior segurança e uma maior responsabilidade no trato deste assunto junto com a Receita Federal. Fizemos um mutirão com informações concentradas e exemplos práticos. Tivemos a oportunidade de tirar várias dúvidas”, explica Joaci Franklin.
O produtor rural Euler Prado Rocha destaca que o seminário serviu para esclarecer muitas dúvidas sobre o ITR, já que a legislação está se atualizando e o produtor precisa estar atento a essas alterações.
“Inicialmente, preciso parabenizar o Senar e todas as instituições que se reúnem para promover um evento desta natureza porque é um evento esclarecedor tanto as empresas de contabilidade responsáveis por esta ação, como para os produtores que precisam de esclarecimentos. A legislação está se atualizando constantemente e precisamos acompanhar para estar de forma regular junto aos órgãos”, afirma Euler.