CNA promove reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares na Expointer
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) levou a reunião da Comissão Nacional dos Empreendedores Familiares Rurais para a Expointer 2018, no Rio Grande do Sul. Membros da Comissão e representantes de sindicatos rurais do estado se reuniram no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Parque de Exposições em Esteio.
O presidente da Comissão e 1º Vice-Presidente de Finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, fez a abertura da reunião na terça (28) na Expointer.
A pauta da reunião tratou, entre outras questões, da importância das Indicações Geográficas no Brasil na agregação de valor aos produtos agropecuários, do Plano de Ação para Alimentos Artesanais e Tradicionais e dos principais pontos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019.
A Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) apresentou o histórico e atuação da Comissão de Produtoras Rurais da entidade e o Senar Paraná trouxe as ações que desenvolve voltadas à sucessão familiar.
"A reunião nos trouxe muitos conhecimentos sobre a área da agricultura familiar, porque hoje é um desafio muito grande mantermos a agricultura familiar com competência”, afirmou Marco dos Santos, presidente da Comissão de Empreendedores Rurais da Farsul.
Santos destacou ainda a importância da sucessão familiar, outro item da pauta, que segundo ele “vem influenciando muito no progresso e no desenvolvimento da agricultura familiar”.
“É a terceira vez que realizamos a reunião da Comissão na Expointer. O pavilhão da agricultura familiar da feira cresceu 40% nesse ano. Esse crescimento é uma tendência nacional de fortalecimento dos empreendedores familiares rurais”, ressaltou a assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann.