Produção de bambu deverá ser estimulada pelo Mapa

Publicado em 28/08/2018 16:58
Ministro disse em evento do setor que poderá rever regulamentação e trabalhar por taxas de juros menores, por considerar fatores como a sustentabilidade e a diversidade na aplicação do produto.

Em entrevista, depois de participar, em São Paulo, de Seminário sobre a Economia do Bambu no Brasil, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse em entrevista que poderá rever regulamentação e trabalhar para que o próximo Plano Agrícola tenha taxas mais favoráveis a essa cultura. Declarou ter ficado impressionado com a possibilidade do plantio em áreas degradadas e com o fato de pequenas unidades produzirem grandes volumes de bambu.

“No futuro, a ideia é ir para a área de financiamento incentivada. E, quando da elaboração do Plano Safra, discutir uma redução maior em relação a outras culturas que são financiadas”, declarou.

Sobre a destinação do bambu, lembrou atividades como geração de energia, uso como fibra para estofamento de automóveis, no artesanato e na construção civil, entre outras aplicações. “ Eu me coloquei à disposição para, até o fim do ano, trocar informações, conhecer as necessidades e ajustar a legislação a fim de incentivar esse cultivo”.

Em seu discurso, o ministro, destacou a importância do sistema integrado de produção, que permite uso mais eficiente da terra, preservando os solos e os recursos hídricos, unindo produtividade, bem-estar animal e diversificação da produção. “Com eficiência e produtividade, aumentam as chances do agricultor frente às mudanças climáticas”.

Maggi informou ainda estar trabalhando junto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para que o bambu seja considerado floresta plantada e passe a ter acesso ao crédito destinado a esse tipo de plantio. “Também desenvolvemos no Mapa políticas públicas voltadas para a conservação do solo e da água, sabedores que somos da importância do bambu na recuperação de áreas degradadas”.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined