Comissão dos Entes Privados debate propostas para o Plano Trienal do Seguro Rural 2019/2021

Publicado em 24/08/2018 10:37

A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Seguro Rural, presidida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se reuniu na quinta (23) para debater propostas para formatação do Plano Trienal do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). 

Durante o encontro, o diretor de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcelo Guimarães, falou dos avanços do programa nos últimos cinco anos e apresentou as diretrizes do Ministério para o Plano Trienal 2019/2021.

“O programa avançou ao dar maior estabilidade e previsibilidade nas regras, com a realização dos pagamentos dentro dos prazos estabelecidos, ao dar maior publicidade e transparência das informações e criar as comissões consultivas, visando ouvir os principais interessados no seguro rural”.

Por outro lado, segundo Guimarães, o programa ainda enfrenta instabilidade no orçamento, como cortes frequentes, contingenciamentos e remanejamentos no decorrer do ano.

“Para o Plano Trienal 2019/2021, a proposta do Ministério é indicar ao setor produtivo e ao mercado em geral as diretrizes de médio e longo prazo da política de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e assegurar maior estabilidade normativa”, disse Marcelo.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, as demandas do Ministério são semelhantes às da Confederação e da Comissão Consultiva dos Entes Privados.

“Nós concordamos em muitos pontos, como a elevação do nível mínimo de cobertura de 60% para 65% para apólices que recebem subvenção, além do aumento do número de produtores atendidos, a área e a importância segurada”, explicou a assessora técnica da Comissão, Fernanda Schwantes.

O representante da Federação Nacional de Seguros Gerais (FENSEG), Wady Cury, destacou a importância de se aprimorar a produtividade utilizada nas apólices. “Não adianta elevar o nível de cobertura, se a produtividade das apólices for baixa e não refletir a realidade do produtor”.

Na última semana, a CNA se reuniu com representantes das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados para debater propostas para formatação do Plano Trienal e demandas para aperfeiçoar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined