Entidades da agroindústria, entre as quais a Unica, debatem o frete tabelado, dia 22, em Brasília

Publicado em 20/08/2018 17:07

Oito entidades da indústria e do agronegócio se reúnem na próxima quarta-feira (22), em Brasília, onde será promovido o Seminário Frete sem Tabela, Brasil com Futuro. O assunto será debatido sob três focos, o econômico, o jurídico e o político, com a participação de especialistas e mediação de comunicadores da nova mídia.

O estabelecimento da Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas, adotada como resposta à greve dos caminhoneiros do fim de maio, impacta custos de uma série de setores, levando a consequências para toda a sociedade brasileira, como aumento da inflação e retirada de recursos essenciais para investimentos e manutenção do emprego no país.

O evento será aberto às 9h45 com a mesa sobre economia. Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, e Pedro Scazufca, sócio da GO Associados especialista em defesa da concorrência e infraestrutura, conversarão com Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, sobre os efeitos em cascata do tabelamento do frete nos custos de vida da população e das empresas de várias áreas.

Das 10h45 às 11h45, o segundo painel terá foco jurídico. A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o advogado Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, vão abordar a atuação do Judiciário e a insegurança jurídica. A inconstitucionalidade da medida, que fere o princípio da livre concorrência, também pode surgir no diálogo mediado pela jornalista Laura Diniz, sócia fundadora do JOTA.

Depois do intervalo, às 12h15, o diretor do Poder360, Fernando Rodrigues, será o moderador da troca de opiniões entre o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Fernando Schüler, professor do Insper, de São Paulo. Na pauta, o que o tabelamento de frete significa para o cenário político e institucional do país, neste ano de eleições gerais, em que o Brasil escolhe de deputados estaduais a quem vai ocupar a Presidência da República. O evento tem encerramento previsto para as 13h15.

Além da anfitriã CNI (Confederação Nacional da Indústria), promovem o Seminário a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a APROSOJA Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

O evento será gratuito, e as inscrições devem ser feitas previamente em fretesemtabela.org

Fonte: Unica

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agrodefesa orienta produtores sobre a importância de efetuar o cadastro de propriedade criadora de abelhas em Goiás
Venda de aço no Brasil em junho atinge maior nível desde 3º tri 2022
Ministro Fávaro discute propostas para desburocratização das exportações
Ibovespa hesita na abertura após sequência de altas
Governo de São Paulo apresenta programa SP Produz para alavancar as cadeias produtivas locais