Mapa e TCU discutem governança na administração pública
Nesta sexta-feira (17), dirigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram de um curso promovido pelo Instituto Serzedello Corrêa - escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU) – para discutir a governança para alta administração dos órgãos públicos. O seminário foi elaborado a partir de uma parceria firmada entre o TCU e a Casa Civil da Presidência da República com base no decreto 9.203 de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O ministro Weder de Oliveira, responsável pelas auditorias do TCU junto ao Mapa, salientou a importância do Ministério da Agricultura no cenário econômico do país e disse que esse fato torna ainda mais relevante que o órgão apresente uma boa governança. “Tenho certeza que essas auditorias que serão realizadas vão contribuir muito para o próprio aperfeiçoamento da gestão do Ministério da Agricultura”.
O ministro Blairo Maggi, que também participou do curso, disse que tem feito um esforço muito grande para implementar uma política de governança em consonância com o que prega o TCU. “Nosso interesse é garantir uma boa gestão. Queremos ter processos que possam andar e, no final, possamos atender melhor aos nossos clientes”.
De acordo com o decreto presidencial, a governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Além do ministro Blairo Maggi, participaram do curso o secretário executivo, Eumar Novacki; o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel; de Relações Internacionais, Odilson Ribeiro; de Mobilidade e Cooperativismo, José Dória, e diretores do Mapa.
O curso promovido pelo Instituto Serzedello Corrêa foi coordenado pelo ministro Augusto Nardes.