CNA alerta para prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 14/08/2018 18:24

 Os integrantes da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, nesta segunda (13), para debater a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e alertar os produtores com relação ao prazo de adesão, que termina no dia 31 de dezembro deste ano.

Criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, o CAR é um instrumento que reúne informações das propriedades rurais e auxilia no processo de regularização ambiental desses imóveis. 

Muitos estados como Espírito Santo (64%), Alagoas (64,5%), Ceará (76,4%), Bahia (71,2%) e Sergipe (89%) ainda não alcançaram o número de propriedades cadastradas. O CAR é pré-requisito para o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, explicou que a maioria das propriedades que não foi cadastrada é de até 4 módulos fiscais.

“O produtor que tiver a fazenda com área de até 4 módulos fiscais tem apoio técnico e jurídico garantido pelo poder público. Ele só precisa encaminhar solicitação formal de adesão via órgão estadual de meio ambiente. Assim, o produtor fica resguardado de que solicitou inclusão da sua propriedade no Cadastro Ambiental Rural”, disse.

Muni informou que a CNA e as federações de agricultura dos estados estão disponíveis para auxiliar esses produtores que não aderiram ao CAR. “Daremos suporte aos estados, para que eles alcancem 100% das áreas cadastradas”. 

“Estamos muito preocupados com esses produtores que ainda não fizeram a adesão ao CAR. O prazo termina no fim deste ano e dificilmente será prorrogado. Esses produtores que não se cadastraram poderão ter alguns direitos negados, como o acesso ao crédito agrícola”, afirmou o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias.

Fonte: CNA/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined