Parlamentares da FPA se reúnem com Rodrigo Maia para propor projeto de lei que crie uma política nacional de saúde e alimentação

Publicado em 17/05/2018 12:35

Deputados da Frente do Combate e Prevenção da Obesidade Infanto-juvenil e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram nesta quinta-feira (17) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O objetivo é propor um projeto de lei com ações que integrem em uma só política de saúde, educação e esporte. Além disso, as propostas contarão com a participação de entidades que representam o setor produtivo nacional e de alimentos.

Para o coordenador da Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infanto-juvenil, deputado Evandro Roman (PSD-PR), as propostas e práticas de combate à obesidade devem ser pautadas também pela promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, e não focadas somente na alimentação. “Mais do que uma dieta equilibrada, é preciso mudar o estilo de vida dos brasileiros. As ações devem estar calçadas em um tripé: boas escolhas alimentares pelos consumidores; conscientização sobre a prática de atividades físicas e orientações para um sono adequado”, disse Roman.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reiterou que o Congresso Nacional está atento às políticas públicas e propostas legislativas voltadas a uma Política de Estado integrada entre saúde, educação e esporte. “Ações mais objetivas começam nas nossas escolas, na primeira infância. A população ainda não tem conhecimento para pensar a saúde de uma forma mais ampla e integrada. As políticas precisam garantir isso”, ressaltou o presidente.

Na ocasião, o deputado Evandro Gussi (PV-SP), coordenador jurídico da FPA, defendeu a educação alimentar para que o cidadão faça suas escolhas. “O Estado deve prover mecanismos, por meio de políticas públicas e ações de conscientização baseadas em conceitos científicos, para garantir boas escolhas na alimentação e na saúde da população”, afirmou Gussi.

Preocupado com a recorrência cada vez mais frequente de casos de excesso de peso e obesidade na parcela mais jovem da sociedade, o deputado, também coordenador de Defesa Agropecuária da FPA, destacou que o enfrentamento desse cenário se torna emergente. “É preciso ampliar as ações de forma intersetorial, envolvendo agentes públicos, academia e o setor privado”, disse na reunião.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio, deputado Efraim Filho (DEM-PB), também membro da FPA, firmou o compromisso de apoiar a proposta legislativa. Segundo ele, as políticas públicas devem estimular a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. “Vamos somar forças e trabalhar em conjunto para melhorar as ações sociais e de conscientização para a sociedade”, destacou o parlamentar.

De acordo com dados da Frente do Combate à Obesidade, cerca de 369 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional referem-se especificamente a alterações na legislação de alimentos.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações
Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal
Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia
Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação
Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA
Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%