Mapa vai acelerar acordos para exportação de material genético e animais de alto padrão

Publicado em 25/04/2018 14:53
Negociação envolve oito países entre 15 mercados potenciais para esses produtos

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promoverão rodadas de negociações com países interessados em importar material genético e animais de reprodução do Brasil. As reuniões serão realizadas na quarta-feira (2) da próxima semana, durante a 84ª Expozebu, em Uberaba (MG). No dia 4 serão formalizados acordos sanitários para viabilizar o início das exportações dessas commodities durante reunião da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu).

A rodada de negociação prevê a apresentação do sistema sanitário brasileiro, visita técnica a uma central produtora de material genético (sêmen e embriões), além de um Estabelecimento Pré Embarque (EPE), localizados na região de Uberaba. Duas equipes da Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal (CTQA) do Mapa estarão à disposição dos técnicos dos países importadores para formalizar acordos.

Foram identificados 15 países de maior interesse comercial nesses produtos, dos quais oito já confirmaram presença nas rodadas de negociação: Índia, Equador, Nicarágua, Malásia, Tailândia, Colômbia, Quênia e Guatemala.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bons volumes de chuva são previstos para fevereiro no Mato Grosso
Sistema FAEP critica novo corte no PSR e defende fortalecimento do seguro rural
Indonésia suspeita de óleo de palma virgem misturado às exportações de óleo de cozinha usado
Lista de janeiro dos produtos com bônus do PGPAF já está disponível
Com 5º melhor resultado de exportações em 2024, Paraná tem superávit de US$ 3,7 bilhões
EUA farão novo estoque de vacina para aves contra gripe aviária
undefined