Lonas para uso na agricultura: Escolha do material correto otimiza resultados, orienta Paperplast

Publicado em 23/04/2018 09:55

O agronegócio é o principal mercado de lonas plásticas especiais. Diferentemente da lona preta - produto básico utilizado principalmente na construção civil, as lonas plásticas agrícolas são materiais desenvolvidos para culturas e funções específicas, com muita pesquisa e tecnologia aplicada. A vocação agrícola brasileira ajudou nosso país a superar crises econômicas diversas através da modernização e profissionalização dos processos produtivos. A lona plástica é um insumo fundamental para esse sucesso: alavancando a produtividade agrícola, reduzindo perdas no campo, aprimorando a qualidade da plantação e reduzindo a necessidade de utilização de defensivos.

A escolha do modelo adequado para cada necessidade deve ser acompanhada da escolha de um fornecedor confiável, que tenham processos e controles de qualidade efetivos. Produtos de procedência duvidosa podem causar grande dor de cabeça para o consumidor – buracos no material, “olho de peixe”, filmes que rasgam facilmente e sem resistência mecânica são defeitos comuns em materiais de baixa qualidade, cuja vida útil é bastante reduzida.

Uma loja qualificada faz a intermediação entre fabricantes de procedência e o agricultor. Materiais de primeira linha, agilidade na entrega, compromisso com o cliente são predicados fundamentais. Uma boa compra é aquela na qual o material atende as expectativas de acordo com a especificação anunciada.

Recomenda-se ao consumidor comparar as seguintes variáveis ao escolher seu fornecedor de lona plástica: credibilidade da marca, tempo de garantia além de sempre comparar pesos de marcas diferentes com a mesma especificação. Lonas Plásticas de mesma dimensão e peso devem ter necessariamente que ter a mesma espessura em micra.

As principais linhas encontradas no mercado de Lonas Plásticas são as seguintes:

Lona para Silagem: Lonas dupla face normalmente preta e branca, cuja face branca fica exposta ao tempo refletindo a luz solar enquanto a face preta permanece virada para baixo. No processo de silagem, ocorre a fermentação de plantas tais como forrageiras, cana, milho, sorgo, entre outros.  A lona para silo é produzida em PEBD aditivado com anti-UV e Antioxidantes. No processo de silagem feito com uma boa lona plástica é reduzida a perda de elementos nutritivos e ganho no percentual de proteínas. Também é reduzida a perda da umidade e se tem maior resistência no manuseio, sem que ocorra delaminação do material.

Lona para Tanque Escavado: Na  atividade de piscicultura,  a lona para tanque facilita o manejo dos peixes no ciclo produtivo. Viveiros forrados com uma boa lona plástica podem ser utilizados para a criação de peixes (piscicultura) e também para a criação de crustáceos (carcinicultura). O material deverá ser atóxico proporcionando tranquilidade no manejo.  Utiliza-se para impermeabilização de tanques tanto a geomembrana como também a Lona Plástica Dupla Face de PEBD. O custo da Lona de PEBD é bastante reduzido em relação à Geomembrana, com a vantagem de ter um manuseio muito mais fácil. O material para forrar o açude, lago ou represa deve ser de boa qualidade, principalmente por conta das áreas de talude que ficam expostas no tempo, com o sol incidindo diretamente sobre as mesmas.

Lona (Filme) para Estufa: Filmes plásticos também produzidos com PEBD (polietileno de baixa densidade), o Filme para Estufa é aplicado em culturas que demandam alta intensidade de luz. Por também ficarem expostas no tempo, devem ter boa durabilidade e resistência mecânica em relação a impactos e rasgos, com proteção anti-UV. Filmes agrícolas para estufa não tratados são corroídos e desmancham com a ação do tempo, principalmente em culturas onde defensivos agrícolas são aplicados. O filme agrícola cristal pode ainda ser aditivado com cristais difusores que proporcionam um aumento da incidência da luz no microambiente, ou mesmo ser de tonalidade leitosa para quebra e redução da incidência dos raios solares. Uma boa lona para estufa auxilia no controle de temperatura e umidade interna, além de evitar danos por eventos climáticos naturais.

Filme Mulching: Técnica que consiste na aplicação de filmes plásticos objetivando a criação de uma barreira em relação ao solo. Tal barreira promove uma redução da evaporação e troca de calor entre o solo e a atmosfera. É uma excelente ferramenta para hortas cuja produtividade é maior do que plantações comuns e outra vantagem é a redução da necessidade de uso de herbicidas. Filme bastante utilizado em culturas como tomate, melão, morango e alface. Pode ser encontrado nas opções preta ou dupla face.

PAPERPLAST é uma parceria entre indústrias do segmento de papel e plástico. O projeto é uma oportunidade de diminuir custos logísticos, de armazenagem, de intermediários, de sistema e todo o ônus tributários entre a indústria transformadora e o mercado consumidor. Somos uma empresa que administra esta plataforma de intermediação de negócios. Trabalhamos com uma estrutura reduzida através de e-commerce, com certificado de segurança e total compromisso em garantir a melhor experiência de compra para o agricultor. Completamos 2 anos de atividades com um sucesso extraordinário, e convidamos você a conhecer nosso portfólio em www.paperplast.com.br

Fonte: PaperPlast

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agrodefesa orienta produtores sobre a importância de efetuar o cadastro de propriedade criadora de abelhas em Goiás
Venda de aço no Brasil em junho atinge maior nível desde 3º tri 2022
Ministro Fávaro discute propostas para desburocratização das exportações
Ibovespa hesita na abertura após sequência de altas
Governo de São Paulo apresenta programa SP Produz para alavancar as cadeias produtivas locais