Glencore adquire mina da Rio Tinto e projeto de carvão na Austrália por US$1,7 bi

Publicado em 20/03/2018 12:15

Por Tom Westbrook

SYDNEY (Reuters) - A Glencore <GLEN.L> está comprando a mina de carvão Hail Creek da Rio Tinto <RIO.AX> e o projeto de carvão Valeria, na Austrália, por 1,7 bilhão de dólares, fortalecendo a gigante suíça de trading e mineração à medida que seus rivais deixam a indústria.

A aquisição, anunciada por ambas as companhias nesta terça-feira, segue-se à compra pela Glencore de metade das operações de carvão da Hunter Valley, também na Austrália, por 1,1 bilhão de dólares no ano passado, em um acordo com a chinesa Yancoal Australia.

A Glencore já é a maior exportadora mundial de carvão térmico usado pelas usinas de energia, e a Hail Creek dará à empresa uma participação maior no carvão metalúrgico usado na produção de aço.

A venda consiste na participação de 82 por cento da Rio Tinto na mina operacional de Hail Creek e sua participação de 71,2 por cento no projeto Valeria, informou a empresa em comunicado.

A Rio Tinto tomou uma decisão estratégica em 2017 de sair do negócio de carvão e focar em minério de ferro, cobre e na divisão de alumínio.

(Por Tom Westbrook; reportagem adicional de Chris Thomas, em Bangalore; Melanie Burton, em Melbourne; e Yuka Obayashi, em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista