Alimentos recuam no varejo e IGP-DI desacelera alta a 0,15% em fevereiro, diz FGV

Publicado em 07/03/2018 09:54

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta 0,15 por cento em fevereiro de 0,58 por cento no mês anterior, diante da queda dos preços de alimentos no varejo e da fraqueza dos produtos industriais no atacado.

O dado divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters junto a economistas de avanço de 0,11 por cento.

No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60 por cento do indicador todo, subiu 0,15 por cento, depois de avançar 0,58 por cento em janeiro.

No IPA, os preços dos produtos agropecuários passaram a subir 0,59 por cento no período depois de recuaram 0,52 por cento em janeiro, mas por outro lado os industriais desaceleraram a alta a 0,01 por cento em fevereiro, de 0,94 por cento antes.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) mostrou menor pressão no varejo ao desacelerar a alta a 0,17 por cento em fevereiro, contra 0,69 por cento em janeiro. O IPC-DI corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

O resultado reflete principalmente a queda de 0,29 por cento do grupo Alimentação, ante alta de 1,23 por cento em janeiro, diante do comportamento do item hortaliças e legumes.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,13 por cento no período, sobre 0,31 por cento no mês anterior.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

(Por Taís Haupt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
undefined