Agricultura suspende exportação de frigoríficos do Paraná e outros estados
O Ministério da Agricultura paralisou, de forma preventiva, as exportações de carne de frango das três frigoríficos da BRF envolvidas na Operação “Trapaça”: Mineiros (GO), Rio Verde (GO) e Carambeí (PR).
A gigante de alimentos, formada pela fusão de Sadia e Perdigão, tem 35 fábricas.
Os embarques foram interrompidos para 12 destinos, incluindo União Europeia, Vietnã, Coreia do Sul e Israel. China e Rússia não estão na lista, provavelmente, porque as plantas afetadas já não estavam exportando para esses mercados.
A Operação “Trapaça”, deflagrada nesta segunda-feira (5) pela Polícia Federal, apura fraudes no laudo de produtos da BRF e é um desdobramento das denúncias da Operação Carne Fraca.
Segundo Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ainda não houve suspensão de embarques ou navios parados, ao contrário do que ocorreu no ano passado após a primeira fase das investigações.
“Não houve tanto ruído como da outra vez. O problema é localizado e os países já fizeram extensas verificações nas fábricas brasileiras”, disse Turra.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.