Produção agrícola deve cair 7,8% no Rio Grande do Sul

Publicado em 12/02/2018 06:52

A atualização do levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma queda maior na produção de grãos do Rio Grande do Sul. Antes prevista em 7,1%, a redução na colheita gaúcha deve chegar a 7,8% em relação à safra passada, que atingiu o recorde de 35,516 milhões de toneladas. Na temporada atual, a produção deve totalizar 32,744 milhões de toneladas. A redução se dará pela queda de 8% na produtividade no Estado, já que o levantamento de área plantada da Conab indica um aumento de 0,2% em relação à safra 2016/2017. 

A principal atualização foi realizada nas estimativas para o milho. A Conab reviu para baixo a produtividade do grão, chegando a 6,5 mil quilos por hectare, redução de 9,7% em relação ao levantamento de janeiro, e de 13,2% em relação à safra passada. A estatal cita como justificativa a deficiência hídrica em dezembro e janeiro, que trouxe perdas de até 40% nas regiões centrais do Estado. Aliado a uma redução de 9,5% na área plantada, a produção do grão deve apresentar uma queda de 21,5% na comparação com a última temporada, totalizando 4,7 milhões de toneladas. 

Já na soja, o novo estudo reviu para cima a produção gaúcha. A Conab projeta agora uma queda de 6,3% na colheita do grão (antes estimada em 6,7%), que deve contabilizar 17,5 milhões de toneladas. A melhoria no dado se dá por conta de um aumento na estimativa de área, de 5,7 milhões de hectares, o que indica um aumento de 2,2% em relação à safra passada. A colheita será menor, entretanto, pela esperada redução de 8,3% na produtividade, para 3,082 mil quilos por hectare. O levantamento ainda manteve as estimativas para o arroz, que, com queda de 3,6% na produtividade somada à redução de 2,1% na área plantada, deve diminuir a colheita em 5,6%, para 8,2 milhões de toneladas. 

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio.

Fonte: Jornal do Comércio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente da CNA recebe embaixador da Nova Zelândia
Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito