Produção agrícola deve cair 7,8% no Rio Grande do Sul
A atualização do levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma queda maior na produção de grãos do Rio Grande do Sul. Antes prevista em 7,1%, a redução na colheita gaúcha deve chegar a 7,8% em relação à safra passada, que atingiu o recorde de 35,516 milhões de toneladas. Na temporada atual, a produção deve totalizar 32,744 milhões de toneladas. A redução se dará pela queda de 8% na produtividade no Estado, já que o levantamento de área plantada da Conab indica um aumento de 0,2% em relação à safra 2016/2017.
A principal atualização foi realizada nas estimativas para o milho. A Conab reviu para baixo a produtividade do grão, chegando a 6,5 mil quilos por hectare, redução de 9,7% em relação ao levantamento de janeiro, e de 13,2% em relação à safra passada. A estatal cita como justificativa a deficiência hídrica em dezembro e janeiro, que trouxe perdas de até 40% nas regiões centrais do Estado. Aliado a uma redução de 9,5% na área plantada, a produção do grão deve apresentar uma queda de 21,5% na comparação com a última temporada, totalizando 4,7 milhões de toneladas.
Já na soja, o novo estudo reviu para cima a produção gaúcha. A Conab projeta agora uma queda de 6,3% na colheita do grão (antes estimada em 6,7%), que deve contabilizar 17,5 milhões de toneladas. A melhoria no dado se dá por conta de um aumento na estimativa de área, de 5,7 milhões de hectares, o que indica um aumento de 2,2% em relação à safra passada. A colheita será menor, entretanto, pela esperada redução de 8,3% na produtividade, para 3,082 mil quilos por hectare. O levantamento ainda manteve as estimativas para o arroz, que, com queda de 3,6% na produtividade somada à redução de 2,1% na área plantada, deve diminuir a colheita em 5,6%, para 8,2 milhões de toneladas.
Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio.