Argentina: mais de 300 mil hectares sofrem com incêndios em La Pampa
Entre 12 e 21 de janeiro, a província de La Pampa, na Argentina, teve uma área de 374.132 hectares afetada por incêndics, como indicou o engenheiro agrônomo Pablo Vázquez, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) do país.
Uma severa seca ocorrida entre os anos de 2008 a 2010 suscedida por uma série de anos "extraordinariamente úmidos" levou à acumulação de grandes volumes de matéria seca e, consequentemente, ao começo das fogueiras.
Depois de a Argentina receber alertas de serviço da NASA sobre focos de calor na província, foi avaliado o impacto deste fogo, quantificando a área afetada até a data a partir de sensores remotos do serviço de emergências da agência norte-americana.
Foram identificados, até a data, 5.903 focos de calor. Os atuais se apresentam, em geral, mais dispersos, com uma maior quantidade de focos de menor tamanho, o que seria um indício de incêndios mais controláveis.
A província de La Pampa é uma das principais da região agrícola do país, mas, até o momento, não há informações de áreas produtivas afetadas por este fenômeno.
Tradução: Izadora Pimenta