Iapar observa agricultura mais intensificada e complexa
Tiago Pellini é diretor técnico de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a pedido da FOLHA fez uma análise da nova edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná 2017, divulgado pelo Ipardes, mais especificamente quando se trata da utilização de agrotóxicos no Estado.
Para Pellini, tais indicadores referentes a 2015 não apontam que o Estado caminha para uma agricultura pior, menos sustentável, e sim "mais intensificada e complexa". O primeiro ponto abordado por ele é que junto ao incremento do volume total de defensivos, percebe-se um aumento de áreas utilizadas para agricultura, melhor produtividade e também a renovação de pastagens degradadas para a produção de grãos - e aí há novos investimentos em insumos - inclusive defensivos, que até então não estavam sendo utilizados.
O diretor de pesquisa também cita que o período indicado pelo Ipardes foi de bom momento para o agronegócio, o que acabou fomentando a utilização de tecnologias no manejo das lavouras.