Cosan vende direitos creditórios de ações judiciais contra União por R$1,34 bi

Publicado em 26/12/2017 08:25

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de energia e logística Cosan vendeu direitos creditórios que detém decorrentes de ações judiciais propostas contra a União pelo valor de 1,34 bilhão de reais, segundo ata de reunião do conselho de administração da companhia nesta sexta-feira.

Segundo a ata, o contrato, junto ao fundo de investimento em direitos creditórios não-padronizados JV Diversificado III, prevê ainda eventual saldo residual na realização dos direitos, cujo pagamento será garantido por uma alienação fiduciária de cotas do fundo comprador.

De acordo com o documento, os valores envolvidos na negociação decorrem de ações judiciais indenizatórias propostas em face da União, como sucessora do Instituto Brasileiro do Açúcar e do Álcool (IAA) que visam condenar o governo a pagar indenização à empresa por "danos materiais verificados em decorrência da fixação de preços do açúcar e do álcool abaixo de seu custo de produção".

Também foi aprovado contrato de cessão de direitos creditórios entre a Cosan e a Raízen, empresa do grupo fruto de joint venture com a Shell. Segundo o acordo, a Raízen irá ceder à Cosan a totalidade de determinados direitos creditórios que venham a ser atribuídos na ação judicial.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia