INTL FCStone avalia principais indicadores e tendências para 2018

Publicado em 22/12/2017 10:17
Antecedendo o relatório oficial de Perspectivas, que será divulgado de janeiro de 2018, consultoria resume eventos para se atentar nos próximos meses

O ano de 2018 traz muitas expectativas. No Brasil, o ano começará com agenda política cheia e o governo tentando aprovar a Reforma da Previdência. Considerando o contexto das eleições presidenciais, destaca-se que o mercado espera renovação na política e, desta forma, os primeiros meses de 2018 serão marcados pela cautela dos investidores em relação aos possíveis candidatos e suas definições.

Neste ano, também no Brasil, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento da mistura de biodiesel ao diesel de petróleo para 10% (B10) a partir de março de 2018. A expectativa é de que a produção de biodiesel aumente dos atuais 4,2 bilhões de litros para 5,3 bilhões de litros. A destinação de óleo de soja a produção do biocombustível deve aumentar no país, o que fará, também, com que o esmagamento aumente, contribuindo para um balanço de oferta e demanda mais apertado para grão, o que tenderá a refletir nos preços.

Ainda para o país, o clima terá a atenção do setor agrícola, até a consolidação de mais uma safra, o que deve ser visto também para a Argentina. “As preocupações com a formação, ou não, de um La Niña, e seus efeitos, trará dores de cabeça ao mercado. Dados esses pressupostos, cada vez mais a necessidade de as empresas buscarem uma gestão de risco eficiente, se faz necessária”, avalia a consultora em gerenciamento de riscos da INTL FCStone, Silvia Bampi.

A economia mundial, assim como a brasileira, ruma com boas perspectivas para o próximo ano. Nos Estados Unidos, Jerome Powell será o novo presidente do Federal Reserve (Fed) substituindo Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro de 2018. Powell é visto como um centrista e mais aberto à agenda de desregulação do governo Trump, a expectativa dos investidores indicada que o mesmo seguirá inclinado a manter os estímulos para aquecer a economia.

Fonte: INTL FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia