Setor de pescado do Brasil critica governo em meio à suspensão de compras da UE

Publicado em 21/12/2017 15:23

SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) afirmou nesta quinta-feira que a suspensão de compras de pescado nacional pela União Europeia (UE) não é "inesperada" e criticou a "falta de atenção dos órgãos competentes" quanto à cadeia produtiva.

A UE anunciou na quarta-feira que suspendeu a importação de pescado brasileiro alegando problemas na fiscalização de toda a estrutura da piscicultura, incluindo falta de higiene em embarcações, rastreabilidade ineficiente e falhas na refrigeração do produto, segundo a Peixe BR.

"Exigimos que o governo federal tome as medidas cabíveis com urgência, para evitar que essa decisão afete outros mercados com os quais temos negócios e prejudique a conquista de novos parceiros comerciais", afirmou a Peixe BR, em nota.

O Ministério da Agricultura, que responde pela área sanitária da piscicultura, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Conforme a Peixe BR, a piscicultura brasileira movimenta pouco mais de 4 bilhões de reais por ano, com o emprego de cerca de 1 milhão de pessoas. Não havia imediatamente informações sobre o volume exportado pelo país.

"Comparada às demais atividades de origem animal, os números são modestos. Talvez por isso esteja merecendo pouca atenção do governo brasileiro", criticou a associação, acrescentando que "projetos sobre águas da União" estão parados há mais de 10 anos.

Em agosto, o Ministério da Agricultura chegou a anunciar a criação de uma Comissão Científica Consultiva em Tecnologia de Produtos de Origem Animal para aperfeiçoar a inspeção.

À época, a criação da comissão ocorria pouco tempo depois do embargo dos Estados Unidos à carne bovina brasileira.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia