Balança comercial da China tem desempenho melhor que esperado em novembro

Publicado em 08/12/2017 07:20

PEQUIM (Reuters) - As exportações e importações da China aceleraram inesperadamente no mês passado, sinal encorajador para a segunda maior economia do mundo, embora analistas esperem que o crescimento desacelere em meio à ação do governo sobre riscos financeiros e fábricas poluidoras.

As exportações em novembro aumentaram 12,3 por cento sobre um ano antes, ritmo mais rápido em oito meses, lideradas por fortes vendas de produtos eletrônicos e alta tecnologia, enquanto as compras de commodities ajudaram a levantar as importações.

O número bateu a previsão de analistas de aumento de 5 por cento e foi bem melhor que a expansão de 6,9 por cento em outubro.

As importações cresceram 17,7 por cento na mesma base de comparação, informou a Administração Geral das Alfândegas nesta sexta-feira, bem acima das expectativas de crescimento de 11,3 por cento.

Com isso, o saldo da balança comercial do país ficou positivo em 40,21 bilhões de dólares no mês passado, contra estimativa em pesquisa Reuters de 35 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia