Governo cria comitê do Plano ABC para monitorar redução de emissões de gases estufa na agropecuária

Publicado em 16/11/2017 08:57

SÃO PAULO (Reuters) - O governo instituiu o Comitê Diretor da Plataforma ABC, que tem como um dos objetivos promover o "efetivo monitoramento" da redução de emissões de gases do efeito estufa na agropecuária brasileira, segundo portaria do Ministério da Agricultura publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, ou Plano ABC, visa organizar e planejar ações para adoção de tecnologias de produção sustentáveis na agropecuária nacional. Com vigência de 2010 a 2020, o governo estima que serão necessários recursos da ordem de 197 bilhões de reais para que seus objetivos sejam alcançados.

Conforme a portaria, o Comitê Diretor da Plataforma ABC irá "monitorar a dinâmica do estoque de carbono na agropecuária brasileira... Propor, coordenar e garantir a execução das políticas de implantação e manutenção da Plataforma ABC", além de "buscar recursos em diversas fontes... para garantir o adequado funcionamento e operacionalização" do plano.

Também é função do Comitê "definir o plano de investimentos, o orçamento geral e garantir a execução do plano de investimentos e de gestão de recursos".

Integram o Comitê representantes do Ministério da Agricultura, da Embrapa, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, além de integrantes da sociedade civil e do setor privado, bem como do Banco do Brasil e do BNDES.

O Comitê será presidido pelo representante do Ministério da Agricultura, define o texto.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia