Suco natural de laranja despejando açúcar??!! Propaganda enganosa e inaceitável

Publicado em 14/11/2017 20:18
por PAULO CELSO BIASIOLI (Araraquara/SP)

Foi publicado no jornal O Estado de São Paulo uma página inteira dedicada à uma campanha contra diabetes que me deixou estarrecido com seu teor. Uma comunicação TOTALMENTE descabida e enganosa, pois mostra em destaque (assim como no filme publicitário) uma embalagem contendo SUCO NATURAL com desenho de uma laranja despejando açúcar puro num copo.

Não sei o alvo da mensagem, o que está por trás disso e da integridade desta mensagem, mas tenho certeza de que ela carece de informação muito mais precisa que o que foi demonstrado. Imagino que uma ONG responsável pela campanha tenha corpo técnico competenter para orienta-los e evitar tais comparações e interpretações dúbias.

Sou Eng° de Alimentos, há mais de 40 anos envolvido em processos de industrialização de suco de laranja, e digo, com certeza, que uma ONG com detém parcerias de várias entidades mundiais NÃO PODE DEFINITIVAMENTE confundir SUCO NATURAL com NÉCTAR!

O primeiro -- o suco natural -- é extraído de frutas aptas e maduras, pasteurizado e embalado sob as mais rigorosas e modernas técnicas de processamento e estocagem sob 1ºC, até o consumidor final; Já o NECTAR (embora com nome aparentemente mais soberbo) pode ser adicionado de açucares, aromatizantes, espessantes e até conservantes, e podem ser estocados e comercializados sob temperatura ambiente.

Aproveito para comentar que as calorias adquiridas no consumo humano de quaisquer variedades de sucos naturais de frutas advém do seu teor de açucares contido; por exemplo um suco com 11,5 graus brix (% de açúcar) e como sabido, 1 grama de açúcar gera 4 cal; assim, em um copo de 100 ml suco natural (e não aditivados) conteria +/- 44 cal, conforme descrito nos rótulos.

Isto vale para TODOS OS SUCOS DE TODOS OS TIPOS DE FRUTAS, não só para suco natural de laranja! 

Em nome de milhares de trabalhadores envolvidos no negócio de citros, dos pomares às gondolas da Europa, me coloco na posição de defender a atividade contra estes tipos de desinformações que absolutamente em NADA contribuem para a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Lembro que o Brasil tem no suco de laranja natural um produto importante na sua pauta de exportação. O agronegócio brasileiro é detentor do título de pais que mais exporta o produto para TODOS os países do globo; de cada 10 copos consumidos no mundo, cerca de 7 são produzidos mo Brasil.

Por tudo isso me considero engajado na campanha de informações mais claras nas rotulagens. E em defesa da produção do suco de laranja natural do Brasil.

PAULO CELSO BIASIOLI

Engenheiro de Alimentos.

 

Fonte: NA

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