Isenção de impostos do óleo diesel avança na Câmara dos Deputados

Publicado em 08/11/2017 17:00

A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta-feira (08), por unanimidade, Projeto de Lei (8178/2017) do deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) que propõe a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a receita bruta ganha com a produção, importação ou comercialização de óleo diesel e suas correntes.

Para o tucano, a retirada do PIS e da Cofins pode impulsionar uma economia do preço do combustível. Segundo ele, o valor tem sido alvo de reinvindicações. “Não é justo que a sociedade brasileira pague mais tributos para resolver problemas de responsabilidade do governo e que ele pode obter fontes de substituição alternativas, como por exemplo no enxugamento da máquina pública”, finaliza.

Segundo o deputado, a frequente elevação do preço dos combustíveis em virtude de elevação de tributos incidentes sobre os mesmos e, especificamente, sobre o preço do óleo diesel, causa uma sobrecarga econômica “extremamente gravosa e excessiva” para toda a sociedade, pois o aumento do diesel gera impacto em toda a cadeia produtiva do país. “Aumentar o preço do diesel onera a produção de diversos setores da economia, o transporte de todos os setores e eleva o custo de vida da sociedade como um todo”, destaca.

Além disso, o tucano destaca que, em vista a oneração da cadeia produtiva, o aumento impacta diretamente nos índices de inflação, que consequentemente “corrói o salário dos trabalhadores”.

A proposta tramita para as Comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações do PSDB na Câmara

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia