Safra de grãos deve cair no próximo ano, aponta a Conab

Publicado em 02/11/2017 09:13
Clima deve ser o maior responsável pela queda da produção (na Exame)

Depois de registrar safra recorde em volume de grãos e em área plantada no ano, o Brasil deve voltar a registrar redução nos números.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB, a produção deverá ficar entre 224,1 e 228,2 milhões de toneladas na safra 2017/2018. Isso representa uma queda de pelo menos 4,3% em relação à última colheita, de 238,5 milhões de toneladas.

O recorde na última safra se deve às condições climáticas altamente favoráveis. Só de soja foram colhidas 108 milhões de toneladas distribuídas entre as duas safras do ano. De milho, o número chega a 93,5 milhões de toneladas.

Na próxima colheita, porém, o clima bom não deve se repetir. “Fenômenos como o La Ñina, que gera secas principalmente na região Sul, estão previstos para acontecer, o que pode prejudicar o rendimento final”, diz Paula Yamaguti, analista de commodities agrícolas do banco Itaú.

Apesar da estimativa de queda da produção, a soja deve aumentar 2,7% de área plantada, ficando entre 34,5 milhões a 35,2 milhões de hectares pelo país. O algodão também pode ganhar mais espaço.

Em contrapartida, o milho deve ter seu território reduzido. A expectativa é de uma queda que deve chegar a 10%, eliminando assim cerca de 552 000 hectares dos atuais 5,4 milhões de hectares de produção.

Mais informações no site da Exame

Fonte: Exame (Conab)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia