Excedente global de grãos aperta lucros trimestrais da ADM

Publicado em 31/10/2017 11:21

(Reuters) - A trading do agronegócio norte-americana Archer Daniels Midland Co relatou nesta terça-feira um lucro trimestral menor do que o esperado, uma vez que seus principais negócios de venda e processamento de grãos estão sofrendo com um excesso de produtos no mercado.

Uma colheita abundante de grãos e oleaginosas afetou os lucros da ADM e suas rivais, Bunge Ltd, Cargill Inc e Louis Dreyfus Co, conhecidas coletivamente como o quarteto ABCD das gigantes globais do comércio de grãos.

"O ambiente operacional em nossos serviços agrícolas e de oleaginosas foi mais desafiador do que o previsto", disse o presidente-executivo Juan Luciano em um comunicado.

O lucro em sua unidade de serviços agrícolas, a maior da ADM, foi reduzido em mais de metade para 87 milhões de dólares no terceiro trimestre encerrado em setembro, ante 142 milhões estimados pelos analistas do JPMorgan.

O lucro do negócio de oleaginosas caiu 18 por cento, para 119 milhões de dólares.

O lucro líquido atribuído à ADM caiu para 192 milhões de dólares, ou 34 centavos por ação, no último trimestre, ante 341 milhões, ou 58 centavos por ação, um ano antes.

Excluídos itens não recorrentes, a ADM lucrou 45 centavos por ação, abaixo da média de 55 centavos nas estimativas de analistas consultados pela Thomson Reuters.    A receita para a companhia com sede em Chicago, Illinois, caiu 6,3 por cento, para 14,83 bilhões de dólares.    

(Reportagem de Tom Polansek em Chicago e Ahmed Farhatha em Bangalore)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia