Sai primeiro Zoneamento Climático do AP junto com mais 20 estados

Publicado em 26/10/2017 15:26
Produtores do estado passam a ter acesso a programas do ministério como o Seguro Rural e Proagro

Portarias de Zoneamento de Risco Climático para o cultivo de milho publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta semana, incluíram pela primeira vez recomendações de plantio para o estado do Amapá. No caso desse estado, as recomendações se referem à safra de verão do produto, que compreende o período de outubro a dezembro.

Por integrar o Bioma Amazônico, o estado, assim como o Amazonas, por exemplo, o Amapá enfrenta restrição a estímulos de produção agrícola, razão pela qual somente agora foi possível incluí-lo no estudo técnico. O zoneamento auxilia a gestão de riscos relacionados a fenômenos climáticos, como a estiagem, possibilitando ao produtor identificar o melhor período de semeadura de acordo com os diferentes tipos de solo e de ciclos de cultivares.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, explicou que, “a inclusão do Amapá, permite aos agricultores do estado que produzem milho acessarem o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) e o Seguro Rural”.

As portarias incluíram o risco para cultura do milho, também da safra de verão, em Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A partir da publicação, os agricultores devem seguir as recomendações do zoneamento, se desejarem acessar os programas do ministério.

A Secretaria de Política Agrícola do Mapa publicou, ainda, portarias antecipando o zoneamento para plantio do milho da segunda safra (janeiro e fevereiro), voltadas para o Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Normalmente, a publicação para a segunda safra nessas unidades da federação é feita em dezembro. Mas a antecipação era reivindicada por agricultores para permitir que os agentes financeiros e as seguradoras trabalhem melhor o enquadramento das operações do Proagro e do Seguro Rural.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitamente laços para conexões o agronegócio mato-grossense Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitamente laços para conexões o agronegócio mato-grossense
Safra de soja da Argentina pode sofrer 'perdas significativas' após tempestades Safra de soja da Argentina pode sofrer 'perdas significativas' após tempestades
As exportações agrícolas do Reino Unido para a UE podem aumentar 16% com o novo acordo, mostram estimativas oficiais
Conexão Campo Cidade destaca brasileira Mariangela Hungria pela conquista do “Nobel da Agricultura”
Mercado de fosfatados opera em alta com expectativas de retomada chinesa
PODCAST NA - Magnésio: elemento essencial, mas muitas vezes esquecido ou subestimado pelo produtor