Emirados Árabes prospectam investimentos no setor do agronegócio

Publicado em 26/10/2017 11:14
Os países são importantes consumidores da carne mato-grossense

Representantes dos Emirados Árabes Unidos visitam Mato Grosso nesta semana para prospecção de investimentos em agronegócio. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participou do encontro realizado no Palácio Paiaguás, nesta quinta-feira (26), que reuniu representantes das principais cadeias produtivas, do governo e empresário para uma rodada de negócio com a comitiva estrangeira.

Os Emirados Árabes Unidos são importantes consumidores da carne bovina mato-grossense e em 2016 foram responsáveis pela importação de US$ 10 milhões em carne, 14% do total importado em carnes brasileiras.

O diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari, representou a pecuária de corte do estado e destacou a importância de ampliar e fortalecer a relação comercial com os Emirados.

"Os Emirados Árabes representam um mercado em constante expansão, com elevado poder de consumo e grande potencial de investimento. E Mato Grosso é o maior produtor de carne e com capacidade de expandir a produção de carne com qualidade", destacou Vacari.

O governador Pedro Taques expôs os potenciais do estado e dados sobre a preservação ambiental. "Hoje temos uma área equivalente a países como França ou Espanha preservada e assim pretendemos conservar. Queremos transformar Mato Grosso em um hub para o mundo e para isso precisamos de ajuda em investimentos dos Emirados Árabes. Nos 40% do território em que produzimos, temos o maior rebanho bovino com 30 milhões de animais, sendo que os Estado Unidos possuem 86 milhões e a Austrália 35 milhões", afirmou Taques que também citou a produção de grãos.

Os investidores percorrem o interior de Mato Grosso e os principais municípios produtores do agronegócio para avaliar os potenciais mercados. 

Exportação - Os Emirados Árabes Unidos representam o 16° mercado consumidor da carne mato-grossense exportada. Em 2016 foram 2,5 mil toneladas embarcadas, o equivalente a US$ 10.99 milhões.

Fonte: Acrimat

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia