Cade veta acordo entre JBJ e Mataboi

Publicado em 18/10/2017 12:05

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou por unanimidade nesta quarta-feira a compra da processadora de carnes Mataboi Alimentos pela JBJ Agropecuária, em mais um revés contra a bilionária família Batista.

A JBJ é propriedade de José Batista Jr., cujos irmãos controlam a maior processadora de carnes do mundo, a JBS, através da holding J&F Investimentos.

Os laços familiares de Batista Jr. teriam permitido que a JBJ trocasse informações valiosas com a JBS e coordenasse decisões estratégicas para sufocar a concorrência, argumentou o conselho.

A análise está alinhada com a superintendência-geral do Cade, que em setembro alertou sobre os riscos, apesar da falta de laços formais entre ambas a JBS e a Mataboi, quarta maior processadora de carnes do Brasil.

Batista Jr. vendeu suas ações na J&F para seus irmãos Joesley e Wesley em 2013. Dois anos depois, a JBJ concordou em comprar a totalidade da Fratelli Dorazio Investimentos, como a proprietária do Mataboi era então conhecida, por um valor não revelado.

A decisão é um novo revés contra os esforços da família Batista para se fortalecer após um escândalo de corrupção, cinco meses após Joesley e Wesley terem admitido subornos a quase 2 mil políticos.

(Por Bruno Federowski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro Fávaro reforça o comprometimento dos produtores brasileiros com sustentabilidade e boas práticas
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
undefined