Custos de produção do agronegócio registram queda em setembro, aponta Farsul

Publicado em 17/10/2017 13:46

Os preços dos agroquímicos foram responsáveis pela retomada da trajetória de queda nos custos de produção do agronegócio. A variação entre setembro e agosto de 2017 foi de -0,94%, conforme o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), divulgado pela assessoria econômica do Sistema Farsul nesta terça-feira, dia 17.

O acumulado do ano e dos últimos 12 meses também apontam deflação de -5,64% e -4,24%, respectivamente. Os menores valores dos fertilizantes, herbicidas e fungicidas influenciaram diretamente no resultado. A lavoura de trigo foi a que registrou maior queda, com -4,6%.

Já os preços pagos ao produtor apresentaram aumento de 1,60%, depois de resultado negativo em agosto. Apesar de uma retração significativa em muitos preços, especialmente arroz e leite, o bom desempenho do milho (5,24) e do frango (4,49%) garantiram o resultado positivo do Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR).

Na comparação entre o IICP e IPCA alimentos, temos a desaceleração do primeiro, enquanto o segundo se mantém inflacionada. Já na relação entre IIPR e IPCA Alimentos, mais uma vez é comprovado não haver proximidade entre eles a curto prazo. Mas já há uma tendência de alinhamento em um período mais longo.

Clique aqui e confira o relatório na íntegra

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia