Pesquisadores do Brasil e do exterior discutem multifuncionalidades da matéria orgânica em Sinop (MT)

Publicado em 17/10/2017 07:26

De terça à sexta-feira a Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), sediará o XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural. O evento bianual é promovido pelo grupo brasileiro da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. Essa edição conta com promoção conjunta das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso (UFRGS e UFMT) e da Embrapa.

Participam do encontro pesquisadores de todo o país, estudantes de pós-graduação e graduação e empresas interessadas no tema. Entre os palestrantes estão também pesquisadores da Argentina, Áustria, França e Itália.

Com o tema “Matéria orgânica e suas multifuncionalidades”, o evento terá palestras, debates e apresentações de trabalhos em forma oral e por meio de exposição de pôsteres.

“É um evento científico sobre sustentabilidade do solo. Vamos discutir a matéria orgânica em todos os níveis. Desde as mais evoluídas, que são as substâncias húmicas, até a compostagem e o biochar que são formas de matéria orgânica em níveis menos desenvolvidas. Para isso, teremos alguns dos pesquisadores mais renomados no assunto presentes”, explica a pesquisadora da Embrapa e uma das coordenadoras do evento, Fabiana Rezende.

Programação

A abertura será na tarde de terça-feira. Porém, a partir da tarde de segunda já será realizado um primeiro workshop sobre matéria orgânica carbonizada, o chamado biocarvão, ou biochar.

A programação do Encontro será dividida em cinco subtemas. Na quarta-feira o conteúdo fará parte dos temas “Funções das substâncias húmicas (SH) e matéria orgânica natural (MON) em Diferentes Ambientes e sua Caracterização” e “Funções da MON na Dinâmica de Metais e Compostos Antropogênicos no Ambiente: Tecnologia e Desafios Analíticos”.

Na quinta-feira outros dois subtemas concentrarão as atividades: “Dinâmica e função da Matéria Orgânica e Substâncias Húmicas em Diferentes Usos do Solo” e “Aplicações MON e SH na Indústria e na Produção de Fertilizantes e suas Funções nas Plantas e em Sistemas de Produção”.

Na sexta-feira, a programação será finalizada com palestras e debates sobre a “Função e Dinâmica de Carbono e Nitrogênio Pirogênicos no Ambiente”.

A programação completa do evento pode ser conferida no site https://xii-ebsh-mon.gpdae.net/.

Saiba mais

Matéria orgânica natural (MON) é toda matéria orgânica presente nos ecossistemas que não faz parte da vegetação ou da fauna viva. Exemplos de MON, as substâncias húmicas (SH) são componentes orgânicos formados a partir da degradação química e biológica de resíduos de plantas, animais e atividades microbianas.

Na produção agropecuária, esses componentes são importantes para garantir a qualidade das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, mantendo sua fertilidade.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia