Tendências no agronegócio tecnológico

Publicado em 11/10/2017 12:38

A agricultura brasileira surpreendeu no último ano. Em meio a uma grave crise econômica, o setor foi responsável, quase que unicamente, pelo crescimento do PIB no primeiro trimestre. O principal motivo foi a safra 2016/2017, que trouxe resultados excelentes gerados, em parte, pelo avanço da tecnologia na produção.

O uso de sistemas mais tecnológicos nas operações garante a diminuição das perdas de recursos e maior competitividade. Por isso, investir em soluções inovadoras é a principal maneira de garantir lucratividade. Isso não apenas no Brasil: em 2015, investimentos globais no setor somaram US$4,6 bilhões - 10 vezes a mais do que em 2012.

Para o agricultor que deseja se manter na vanguarda e otimizar os resultados, é importante saber quais tendências estão surgindo no mercado de inovações tecnológicas. Por isso, nós selecionamos algumas das principais:

Big Data

Big Data são os dados coletados e interpretados de forma inteligente. O uso dessa tecnologia ainda é novo no agronegócio brasileiro e a plataforma Climate FieldView™ é pioneira no setor. Por meio da coleta dos dados dos sensores do campo, gera mapas em alta resolução que apoiam a tomada de decisão do produtor. Com ela, o agricultor faz análises diárias do que está acontecendo na lavoura, acelerando a identificação e solução de problemas, diminuindo custos.

Drones (VANTs)

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) podem servir para diversas funcionalidades no campo: desde gerar imagens aéreas que permitem acompanhar a lavoura, até executar operações como pulverização. Atualmente, startups americanas estão testando drones para polinizar flores, o que pode trazer avanços ainda maiores na agricultura.

Internet das Coisas

IoT (sigla em inglês) são aparelhos conectados à internet, que geram, transmitem e recebem dados. Esses aparelhos podem ser eletrodomésticos, eletroeletrônicos e automóveis, incluindo tratores e colheitadeiras. Climate FieldView™ utiliza essa tecnologia para gerar automaticamente dados em alta resolução (o Big Data) e disponibilizar esses dados no tablet do produtor; assim, ele visualiza dados da lavoura rapidamente, de onde ele estiver.

Biotecnologia

Apesar de não ser nova, essa técnica está em constante evolução, inovando a qualidade da lavoura a cada ano. A premissa da biotecnologia no agronegócio é a mudança genética de sementes, com o objetivo de aumentar a produtividade da safra. Assim, é possível por exemplo criar plantas mais resistentes à adversidade do clima, assim como resistência a pragas que impactam a produtividade.

Saiba mais em www.fieldview.com.br

Fonte: Monsanto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro Fávaro reforça o comprometimento dos produtores brasileiros com sustentabilidade e boas práticas
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
undefined