Competitividade desanima produtores argentinos

Publicado em 08/08/2017 09:11

Os produtores agropecuários da Argentina continuam com uma visão favorável da situação do país, mas suas expectativas caem quando falam de suas empresas em particular. Dentre as razões, estão a perda de competitividade, o aumento dos custos e o impacto das inundações em várias zonas de produção.

Esse foi o resultado de uma enquete realizada pela Associação Argentina de Consórcios Regionais de Pesquisa Agrícola (CREA) entre seus sócios, respondida por 1398 produtores (14% dos membros da associação) e 215 assessores (98%) vinculados ao CREA.

40% dos consultados respondeu que, em relação ao ano passado, a situação do país é melhor, mas 15% considerou que está pior. 71% acreditam que a situação econômica do país estará melhor dentro de um ano. Entretanto, quando a pergunta é sobre o nível das empresas, outros resultados vêm à tona.

39% disseram que sua situação econômica e financeira é melhor do que a de um ano atrás. De todos os modos, essa porcentagem é menor do que na enquete anterior. Em março de 2017, este número era de 50,3% e, em novembro de 2016, a 65,8%.

Para a CREA, isso pode ser resultado da perda de competitividade de algumas atividades como consequência do comportamento dos mercados internacionais e da evolução de variáveis econômicas locais que implicam em aumentos em alguns custos, além de consequências das adversidades climáticas sofridas em algumas zonas.

A enquete foi encerrada antes que houvesse uma melhora em algumas variáveis como o tipo de câmbio e os preços.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined