Grupo de campanhas online Avaaz pede à UE que bloqueie compra da Monsanto pela Bayer

Publicado em 24/07/2017 16:13

BRUXELAS (Reuters) - O grupo de campanhas online Avaaz pediu a órgãos anti-truste da União Europeia que bloqueiem a compra da Monsanto pela Bayer, dizendo que isso prejudicaria a inovação e a competição e elevaria os preços.

O acordo de 66 bilhões de dólares, a última das três grandes compras no setor, tem enfrentado críticas de grupos ambientalistas e agrícolas, bem como de legisladores de ambos os lados do Atlântico, preocupados sobre a concentração de mercado.

A Avaaz disse em uma carta à comissária de competição da União Europeia, Margrethe Vestagerhad, que mais de um milhão de pessoas assinaram a petição que se opõe à fusão das companhias alemã e norte-americana, a qual, segundo o grupo, teria um grande impacto sobre produtores.

"Ela controlaria mais de um quarto do mercado global combinado para sementes e pesticidas e prenderia ainda mais produtores em uma cadeia de abastecimento de produtos que ameaça a biodiversidade e a segurança alimentar com a criação de monoculturas perigosas, geneticamente modificadas e dependentes de pesticidas", disse o advogado da Avaaz, Nick Flynn, em uma carta.

A Comissão Europeia, cuja avaliação preliminar do acordo acaba em 7 de agosto, não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário, enquanto a Bayer disse: "A combinação da Bayer e da Monsanto nos permitirá oferecer a produtores mais e melhores soluções por meio de tecnologias, produtos e conhecimento geográfico complementares".

(Por Foo Yun Chee; reportagem adicional de Patricia Weiss)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MERCOSUL-UE: Manutenção do ambiente institucional e livre comércio depende do diálogo
Defensivos agrícolas em pauta: Câmara debate neonicotinóides e seus impactos no campo e no meio ambiente
Carta Aberta de representantes da cadeia produtiva brasileira em resposta ao CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
FPA cobra ações no Congresso Nacional contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
undefined