Brasil vai tomar dos EUA liderança em mercado agrícola fundamental, prevê ONU

Publicado em 24/07/2017 09:42

O Brasil já é o maior exportador mundial de soja, mas, em até dez anos, será também o maior produtor do grão no planeta. A previsão é do relatório Perspectivas Agrícolas 2017-2026, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

De acordo com o relatório, a produção de soja no Brasil deve crescer a 2,6% por ano, o maior índice entre os principais produtores, já que dispõe de mais terras, comparado à Argentina, com crescimento projetado de 2,1% por ano, e aos Estados Unidos, de 1% por ano.

Com isso, as exportações do produto em 2026 serão dominadas pelo Brasil e Estados Unidos que, juntos, respondem por quase 80% dos embarques mundiais.

Durante o período analisado, espera-se que a produção mundial de soja continue expandindo, mas em um ritmo de 1,9% por ano, abaixo da taxa de crescimento de 4,9% anual da última década.

O documento afirma que o Brasil e a Argentina experimentaram a maior expansão das áreas cultivadas nos últimos dez anos, somando respectivamente 10 milhões de hectares e 8 milhões de hectares às terras de plantio em todo o mundo. Nos próximos dez anos, a expectativa é de expansão similar para esses países.

Safra recorde

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja deve crescer 19,4% e chegar a 113,9 milhões de toneladas colhidos no ciclo 2016/17, mantendo assim a expectativa dos números divulgados em maio. Já a produção de milho pode chegar a 96 milhões de toneladas, 44,3% acima da safra 2015/2016.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Marcos da Rosa, todas essas projeções podem ter impacto nos preços, que já vêm caindo. “Fazer um anúncio de safra grande pode fazer com que o mercado precifique para baixo, o que é ruim para todo mundo”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema CNA/Senar e Ministério da Aquicultura e Pesca assinam acordo de cooperação técnica
Minério de ferro recua com oferta forte e fraqueza do mercado siderúrgico na China
Lei permite a produtor rural usar cadastro ambiental para cálculo do ITR
Agro e Prosa Episódio 795 - Manejo de vermifugação em bovinos
Conversa de Cerca #136 - O papel da família Arioli na transformação do Cerrado brasileiro
FEAP: Secretaria de Agricultura de SP baixa taxa de juros para pescadores afetados por tragédia ambiental no Rio Piracicaba