RS: Preços recebidos pelo produtor registram queda de 24,1% em 12 meses

Publicado em 20/07/2017 11:24

Nos últimos 12 meses, o IIPR (Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais) acumulou queda de 24,1%, a maior desde 2010, início da séria histórica. O resultado está bem distante do IPCA Alimentos que teve uma deflação de -0,03% e do IPCA, com 1,18%. A diferente trajetória entre os indicadores comprova a diferença do comportamento entre os preços pagos aos produtores e o praticado nas prateleiras dos supermercados, não havendo relação entre eles. As informações estão no relatóriodivulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quinta-feira, dia 20.

Apesar do segundo mês consecutivo com altas, o primeiro semestre de 2017 também fechou com resultado negativo nos preços praticados no campo, atingindo -15,4%. Milho (-35%) e Soja (-14%) foram os principais responsáveis pelo saldo. O quadro melhorou nos últimos dois meses, tendo o IIPR registrado 1,21% em junho. A recuperação de Milho (1,3%) e soja (1,4%), junto com Trigo (5%) e Leite (1,7%) foram os principais responsáveis na composição do resultado.

Já o IICP (Índice de Inflação dos Custos de Produção) apresentou novamente deflação em junho. Mesmo com o aumento na taxa cambial, o resultado foi de -0,53%. Os agroquímicos, especialmente inseticidas, registraram as maiores quedas. A redução nos custos do diesel e, consequentemente, gastos menores com frete, também colaborou para o resultado. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, os resultados também foram negativos com -4,70% e 3,79%, respectivamente.

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defensivos agrícolas em pauta: Câmara debate neonicotinóides e seus impactos no campo e no meio ambiente
Carta Aberta de representantes da cadeia produtiva brasileira em resposta ao CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
FPA cobra ações no Congresso Nacional contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
undefined