Pesquisa aponta redução média de 19,73% na renda de produtores rurais no 1º semestre no Sul de MG

Publicado em 20/07/2017 09:35

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG) aponta uma redução de 19,73% na renda média dos produtores do Sul de Minas no 1º semestre deste ano. A pesquisa foi baseada no Índice de Preços Recebidos (IPR), referente à venda de produtos agrícolas na região. Segundo o Professor Renato Elias Fontes, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, vários fatores influenciaram para a queda da renda média do produtor.

“São vários fatores. O primeiro fator é que você teve um aumento da oferta do produto oriundo de preços bons no passado, o ano de 2016 foi muito bom para a produção agrícola, você teve preços históricos de milho, feijão, café. Isso reflete no aumento do investimento, no aumento da área plantada desses produtos, no caso milho, feijão. Com isso, aumentando a oferta, cai aos preços. Atrelado a isso, você tem um clima que correu bem e outro fator do lado da demanda, é a questão econômica do país, que você teve um aumento do desemprego, uma inflação alta que diminuiu o poder de compra do trabalhador, o que fez com que ele comprasse menos. O aumento da oferta e menor demanda dos produtos fizeram com que os preços caíssem bem”, disse o professor.

Leia a notícia na íntegra no site G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema CNA/Senar e Ministério da Aquicultura e Pesca assinam acordo de cooperação técnica
Minério de ferro recua com oferta forte e fraqueza do mercado siderúrgico na China
Lei permite a produtor rural usar cadastro ambiental para cálculo do ITR
Agro e Prosa Episódio 795 - Manejo de vermifugação em bovinos
Conversa de Cerca #136 - O papel da família Arioli na transformação do Cerrado brasileiro
FEAP: Secretaria de Agricultura de SP baixa taxa de juros para pescadores afetados por tragédia ambiental no Rio Piracicaba