Em 1º lugar no ranking de queimadas, MT determina proibição a partir do dia 15
Registrando cerca de cinco mil focos de calor no primeiro semestre de junho e ficando no primeiro lugar no ranking, o Governo do Estado lança, nesta quarta-feira (12.), às 15h, o ‘Plano integrado de ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso para 2017’ e, paralelamente, de intensificação das campanhas de fiscalização ao desmatamento ilegal. O lançamento ocorre no Parque Estadual Massairo Okamura, onde fica a base do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
O período proibitivo deste ano começa no sábado (15) e segue até 15 de setembro, podendo ser prorrogado devido às condições climáticas. Nos últimos dois anos, a proibição seguiu até outubro.
Apesar das reduções nos focos de calor, o estado ainda ocupa primeiro lugar no ranking dos nove estados amazônicos, seguido por Tocantins (2.311), Maranhão (1.407) e Pará (1.121). Isso serviu de alerta para o Governo do Estado reforçar a estrutura de trabalho e os investimentos, que devem chegar a R$ 3 milhões, entre recursos do Comitê do Fogo, que é presidido pela Sema, e Corpo de Bombeiros. O valor representa quase o dobro de investimentos do ano passado.
Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.