Argentina: na última década, apenas três produtos agrícolas tiveram maior participação no mercado mundial
As restrições de exportações que atingiram a Argentina nos últimos anos, uma maior carga de impostos, um mercado de câmbio descolado dos outros e um país caro em dólares foram determinantes para que produtos agrícolas perdessem participação no mercado mundial.
De um grupo de 15 produtos analisados pelos economistas do Ieral, Jorge Day e Mariano Devita, apenas três, a farinha de soja, os vinhos e o azeite de oliva conseguiram aumentar sua participação entre 2006/07 e 2015/16. O restante perdeu terreno.
Entre os produtos que perderam cotas de participação, estão o trigo, as azeitonas, o alho, a laranja e a maçã. O azeite de oliva teve oscilações dependendo das colheitas. O trigo, principalmente, foi afetado pelos direitos de exportação sobre o produto, as chamadas "retenciones", que foram eliminadas ao final de 2015.
Mesmo após o mercado de câmbio ter sido unificado e as "retenciones" terem sido diminuídas ou eliminadas, recuperar mercado não será fácil, dizem os economistas. A variável que diz respeito ao peso dos gastos públicos aumentou mais de 100% na última década.
Tradução: Izadora Pimenta