Venda mais lenta de grãos pode atrasar entrega de insumos, alerta Andav
O ritmo mais lento da comercialização de grãos neste ano pode provocar um gargalo logístico e atrasar a entrega dos insumos para o plantio da próxima safra. O alerta é da Associação Nacional das Distribuidoras de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que reúne revendedores de sementes, fertilizantes e defensivos no Brasil.
“Se houver problema, não será de abastecimento. Produto não vai faltar, mas a entrega pode ser prejudicada no momento do plantio. A demanda por insumos está reprimida e o produtor deve se definir para evitar atraso”, alerta o presidente-executivo da Andav, Henrique Mazotini.
Com a depreciação de commodities agrícolas, como a soja, em meio a um forte crescimento da produção, o agricultor não tem apenas vendido a safra atual em ritmo menor que a passada. O comprometimento antecipado da produção do próximo ano-safra também está mais lento. Mais recentemente, a alta do dólar estimulou a ida ao mercado, mas consultores avaliam que não foi sufucente para provocar alteração significativa.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.