Governo quer elevar alíquota do Funrural para cobrir o passivo, diz Blog Ambiente Inteiro

Publicado em 08/05/2017 18:02

A equipe econômica do governo não pretende baixar o alíquota de 2,1% cobrados atualmente sobre a produção bruta a título de Funrural. Os técnicos alegam que isso caracterizaria renúncia de receita, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo pretende manter a taxa 2,1% e adicionar mais 1% para produtores que têm débito pagarem o retroativo em até 180 vezes. O Governo também não pretende criar a opção de pagamento sobre o faturamento ou sobre a folha. A informação é do blog Ambiente Inteiro.

A proposta apresentada pelo setor rural era reduzir a alíquota cobrada sobre a comercialização bruta de 2,1% para 1% e adicionar mais 0,25% para cobrir o passivo dos últimos cinco anos. O setor também queria que o produtor tivesse o direito de escolher entre contribuir pela receita ou pela folha de pagamento. No segundo caso, a alíquota seria de 23%, dependendo da atividade.

As duas pontas da negociação estão postas. Na próxima terça-feira, dia 9, a bancada tem reunião marcada com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para fechar o acordo.

Fonte: Blog Ambiente Inteiro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei permite a produtor rural usar cadastro ambiental para cálculo do ITR
Agro e Prosa Episódio 795 - Manejo de vermifugação em bovinos
Conversa de Cerca #136 - O papel da família Arioli na transformação do Cerrado brasileiro
FEAP: Secretaria de Agricultura de SP baixa taxa de juros para pescadores afetados por tragédia ambiental no Rio Piracicaba
16º Congresso ABMRA abordará o futuro do marketing no Agro em mais de 10h de programação
São Paulo se destaca no comércio exterior com a França