Vinícolas francesas de Bordeaux poderão perder até metade da safra após geada

Publicado em 08/05/2017 07:51

BORDEAUX, França (Reuters) - As vinícolas de Bordeaux no sudoeste da França poderão perder até metade de sua safra neste ano após duas noites de geada danificarem as vinhas no fim de abril, disse uma autoridade da indústria de vinhos neste sábado.

Vinhos das regiões de Cognac, Bergerac e Lot-et-Garonne também foram afetados, disse Bernard Farges, chefe do Sindicato de Vinhos Bordeaux e Bordeaux Superior, à Reuters.

"Para os vinhos de Bordeaux... estimamos que o impacto será de perda de quase 50 por cento, dependendo de quantos brotos conseguirão renascer", disse ele.

Incluindo os ganhos perdidos em subcontratantes da indústria de vinhos, o dano total é estimado entre 1 bilhão a 2 bilhões de euros, com a produção de vinho estimada em queda de cerca de 350 milhões de garrafas.

Os danos provocados pela geada variaram amplamente dependendo da área exata, com alguns proprietários podendo perder apenas de 15 a 30 por cento de sua colheita de uvas, mas outros sob o risco de ver sua produção inteira destruída.

(Reportagem de Claude Canellas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção