Prorrogação da isenção do adicional ao frete para Renovação da Marinha Mercante beneficiará produtores rurais

Publicado em 05/05/2017 11:51

A prorrogação da isenção do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) beneficiará produtores rurais do Norte e do Nordeste com a redução dos custos de insumos que desembarcarem nos portos das duas regiões.

A decisão está na Medida Provisória (MP) 762/2016, que trata do tema, aprovada nesta semana na Comissão Especial Mista do Congresso Nacional criada para analisar a matéria.

Para a assessora técnica de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Elisangela Pereira Lopes, a iniciativa é importante para reduzir o valor final de insumos como fertilizantes, importados em grande volume pelo país e com grande representatividade nos custos de produção da atividade rural.

“É uma medida que vai atender todo o setor agropecuário e que vem sendo defendida pela CNA há muitos anos”, afirmou Elisangela.

Para o assessor técnico da Comissão da Região Nordeste da CNA, Joaci Medeiros, a isenção contribui de certa forma para minimizar desiquilíbrios regionais, tendo em vista que há um fortalecimento dos negócios rurais nessas duas regiões por contribuir com a redução de custos de produção. 

Pela legislação vigente, a cobrança do AFRMM é de 10% sobre a tonelada para navegações de cabotagem (portos no mesmo país), 25% para longas distâncias e 40% para portos fluviais e lacustres.

O texto original previa a prorrogação por mais dois anos, prazo que foi ampliado para cinco pelo relator da MP, deputado Felipe Maia (DEM-RN). Segundo ele, a medida vai gerar economia de R$ 300 milhões em relação a 2015.

Após aprovação na Comissão Especial, a MP será apreciada nos plenários da Câmara e depois no Senado.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro