Na Embrapa Soja, Maggi promete trabalhar por mais investimento em pesquisa

Publicado em 13/02/2017 07:20

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, visitaram, nessa sexta-feira (10), a Embrapa Soja, em Londrina (PR), quando defendeu investimentos em pesquisa. “Vamos trabalhar para que, no momento em que o Brasil sair da crise, se consiga distribuir mais recursos para a ciência, para a pesquisa, que é onde nós temos o nosso futuro garantido”, prometeu Maggi.

“É o único caminho que temos”, disse o ministro, acrescentando que a posição do país como grande produtor de grãos “foi conquistada com ciência, conhecimento e vontade dos agricultores de avançar”. Falou ainda da preocupação com o meio ambiente. “Nós temos sempre a preocupação de uma agricultura não só competitiva, mas que seja também sustentável. Temos regras ambientais a serem seguidas, como a proteção das margens de rios”, lembrou.

Depois de reunir-se com a direção e equipe técnica da Embrapa Soja, o ministro visitou casas de vegetação e laboratórios de ecologia química e de biotecnologia. "São áreas de pesquisa de ponta, onde se busca antecipar tendências e desafios que a cultura pode enfrentar", explicou José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja.

Blaitro Maggi conheceu o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), um dos três maiores bancos de sementes de soja do mundo e uma coleção de plantas de soja selvagem. O banco possui cerca de 45 mil tipos diferentes de soja, que são estudadas, catalogadas e usadas nos programas de melhoramento genético.

O ministro também acompanhou ensaios de pesquisa desenvolvidos a campo, como a nova geração de cultivares de soja e pesquisas sobre o comportamento da cultura frente às mudanças climáticas. A visita foi completada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, local onde os conhecimentos desenvolvidos são aplicados na prática e demonstrados aos técnicos e agricultores.

O ministro visitou ainda a tropical Melhoramento e genética em Cambé (PR);

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro